quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A CRIATIVIDADE E A QUESTÃO DOS VALORES

2077 caracteres

"É tão difícil para o sábio adquirir riquezas - como é difícil para o rico adquirir sabedoria". Huberto Rohden

Para justificar a postagem anterior... reescrevi uma publicação de 19/01/2009

           Sempre tive muita dificuldade para entender a questão das diferenças, uns com tantas riquezas e a maioria com tão pouco; poucos com tantos talentos e a maioria sem nenhum. Até mesmo a justiça divina entrava em meus questionamentos com aquela distribuição “injusta” de talentos (mat 25:14-30).
           Só muito mais tarde percebi que as leis humanas não podem ter a mesma interpretação que as leis divinas; ao contrário, na primeira o princípio da igualdade é uma necessidade, na segunda, nada é igual, e isso é fácil de entender, já que na natureza nem mesmo duas rosas ou duas borboletas são exatamente iguais, cada criação é única...exclusiva.
           Albert Einstein fez uma afirmação sobre o ato de criar que merece uma profunda reflexão: “Alguém pode descobrir muitos fatos a respeito da natureza e se tornar um eminente cientista, mas se não criar valores dentro de si, falhou nesta vida.
           Existe uma diferença fundamental entre descobrir e criar; descobrir é revelar algo que existe, já criar é transformar algo que antes não existia, em algo existente, um cientista não cria as leis físicas, ele as descobre”.
           Só mesmo um gênio como Einstein, que descobriu as mais importantes leis da física, para falar sobre a metafísica dos valores, mostrando que a criatividade, essência do espírito humano, nos permite adquirir valores unicamente através da vontade, por isso, indistintamente, ao alcance de todos.
           Tudo na vida gira em torno de valores, quer sejam externos, ligados à matéria, ou internos, ligados ao espírito; cada um precisa criar os seus e todos os vão acumulando ao longo da vida.
            Nenhum destes valores deve ser desperdiçados, sobretudo os ligados ao espírito, pois tenho a intuição que se forem manipulados em benefício particular, em algum momento a cobrança será rigorosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário